Exames detalhes

Angiografia – Angiofluoresceinografia com fluoresceína

Fluoresceína sódica é um corante que, injetado na veia, chega à circulação do fundo do olho depois de alguns segundos. Assim, obtêm-se imagens consecutivas, durante alguns minutos, com a presença do corante no fundo do olho. É um exame em que são obtidas imagens do fundo do olho para avaliação detalhada em doenças da retina, como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, obstruções dos vasos e doenças hereditárias.
 
 

Biometria Ocular

É o exame o qual se realiza a medida do comprimento axial do olho, a profundidade da câmara anterior, diâmetro corneano e ainda, a ceratometria central. Sendo de grande importância na avaliação pré-cirúrgica de catarata, pois fornece o cálculo da lente intraocular que será implantada no lugar da mesma, reduzindo ao máximo a chance de resultados inesperados no grau após a cirurgia. 

Campimetria Computadorizada

O exame depende exclusivamente das respostas dadas pelo paciente, por isso, é necessário atenção durante o procedimento para que o exame fique o mais confiável possível. Avalia o campo de visão central e periférico, identificando alterações ou redução da sensibilidade visual. O paciente fixa o olho em um ponto central sem movimentá-lo e dá informação do que está acontecendo através de uma campainha orientada.
 
 

Capsulotomia com Yag Laser

O tratamento é realizado após a cirurgia de catarata, costuma ocorrer em grande percentual de pacientes a opacificação da membrana na qual se apoia a lente intraocular. Esta perda de transparência acarreta na redução de qualidade e quantidade de visão, e pode ocorrer durante meses ou até mesmo, anos após a cirurgia.

Fotocoagulação a laser

Procedimento cirúrgico que envolve a aplicação de luz intensa para queimar ou destruir estruturas intraoculares selecionadas, como podem ser tumores ou vasos sanguíneos anormais. A ação do laser na retina visa tratar doenças retinianas, inibindo o crescimento de novos vasos sanguíneos anômalos, prevenir o descolamento de retina entre muitas outras indicações.

Gonioscopia

É um exame no qual se estuda o ângulo de drenagem do humor aquoso para caracterizá-lo como estreito, médio ou aberto, sendo de grande importância em casos de pacientes com glaucoma.

Mapeamento de retina

Consiste no exame da retina, incluindo sua periferia. Permite a avaliação da periferia retiniana, nervo óptico e vítreo. É possível avaliar a evolução de doenças como hipertensão arterial e diabetes.  Avalia em que condição se encontra a retina em diversas patologias e indicações cirúrgicas.

Microscopia Especular de Córnea

É o exame no qual se realiza a contagem das células endoteliais (camada mais interna da córnea), sendo sua finalidade em casos cirúrgicos, detecção de degenerações e ou distrofias corneanas. Analisa em detalhes o endotélio corneano, camada mais importante da córnea. O exame permite que se fotografem as células endoteliais, tornando possível analisar a quantidade, o tamanho e o formato das células.

Paquimetria

Neste exame avaliasse a espessura corneana. Utilizado na avaliação pré-operatória de cirurgias refrativas, em glaucoma, alguns casos de catarata e doenças corneanas.

Retinografia – Colorida

O exame visa registrar alterações de fundo de olho em doenças retinianas e no glaucoma. Neste último o estudo do nervo óptico também é possível através da estereofoto de papila, fotografia em 3D que permite a análise da forma, tamanho, coloração, contornos e relevo. 

Tomografia de Coerência Óptica – OCT

A tomografia de coerência óptica é o exame mais moderno para análise de fundo de olho. Ele possibilita a visualização das estruturas da retina em imagens tridimensionais.

Tonometria

É a medida da pressão intraocular. Deve ser realizada de rotina na consulta.
 

Trabeculopastia a Laser para Glaucoma

A trabeculoplastia aumenta a drenagem do líquido intraocular (humor aquoso), reduzindo a pressão intraocular, a exemplo do efeito de alguns colírios. Nesse procedimento, o Oftalmologista utiliza o laser para realizar o tratamento na rede trabecular e estimular o funcionamento do sistema de drenagem. O efeito do laser não é imediato. O médico precisará de pelo menos quatro a seis semanas para obter a redução da pressão intraocular.
 

Ultrassonografia Diagnóstica

Ultrassonografia é a análise do interior do olho, sendo de fundamental importância nos casos em que devido a opacidades corneanas, catarata ou hemorragia vítrea, não se pode ver o fundo do olho, além de auxiliar no diagnóstico de lesões oculares pela avaliação das características ecográficas. É possível também, com este exame, analisar estruturas que ficam atrás dos olhos.